escola de sargentos

Pozzobom e ESA: trânsito, empenho e confiança na reta final

A mais recente ida do prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), à Capital Federal para tratar da maior pauta econômica da cidade - a Escola de Sargentos das Armas (ESA) - reforça uma vocação e uma disposição do chefe do Executivo: o de não deixar o nome do município cair no esquecimento do Exército Brasileiro. Ao lado do deputado estadual, o tenente-coronel Luciano Zucco (PSL), Pozzobom reforçou que a única cidade gaúcha no páreo pelo complexo militar bilionário cumpre com todas as exigências elencadas pelos militares. Ao longo deste mais de um ano de tratativas em torno da ESA, o tucano tem dito que Santa Maria está disparada à frente das demais concorrentes - Ponta Grossa (PR) e Recife (PE). E não se trata de exagero, muito menos de bairrismo. Mas, sim, da realidade dos fatos. Ao contrário das demais cidades, Santa Maria tem toda a estrutura militar aqui já construída e em funcionamento. Isso fica evidenciado, por exemplo, com as questões da escola e do hospital próprios que o Exército oferta aqui à família militar. Além disso, em um esforço coletivo do Executivo e do Legislativo, Santa Maria garantiu alterações junto ao Plano Diretor, o que possibilitará a construção de uma nova Vila Militar, com mais de 700 unidades habitacionais.

Em 16 dias, mais de 25 mil livros foram vendidos

Também, mérito do tucano, está o fato de o governo do Estado e a própria prefeitura já terem assegurados incremento de recursos próprios às demandas de infraestrutura que a unidade trará. No caso da construção do que será a Avenida Sargento Max Wolf Filho, que vai ser paralela à Rua Irmã Dulce, um importante entroncamento à mobilidade, o prefeito afirma que serão necessários cerca de R$ 10 milhões para viabilizar o empreendimento viário. A verba está garantida na LDO local.

Comprovante da vacina contra Covid-19 vira obrigatório a partir desta segunda-feira

Pozzobom, nesta reta final, esteve reunido com os ministros Braga Netto (Defesa) e Onyx Lorenzoni (Trabalho). Até porque o prefeito tem dito que não imagina que o alto comando do Exército vá tomar uma decisão que não seja técnica. E, em isso acontecendo, Pozzobom está só à espera do comunicado oficial de que Santa Maria foi a escolhida. Garantir a escola para Santa Maria e, por tabela, ao Rio Grande do Sul, seria fazer o dever de casa para quem quer concorrer à Câmara Federal ou, até mesmo, ao Piratini - seja nas eleições de 2022 ou em 2026.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Nomes dos contemplados pelo Auxílio Inclusivo Municipal serão divulgados neste mês Anterior

Nomes dos contemplados pelo Auxílio Inclusivo Municipal serão divulgados neste mês

Semana decisiva para o anúncio da nova Escola de Sargentos das Armas Próximo

Semana decisiva para o anúncio da nova Escola de Sargentos das Armas

Política